Brainspotting
O que é Brainspotting?
O Brainspotting (BSP) é um método de tratamento focalizado, que funciona identificando, processando e libertando fontes neuropsicológicas de dor física e emocional (traumas, dissociações e outros sintomas, tais como os de ansiedade e pânico).
O BSP foi desenvolvido por David Grand e funciona como uma ferramenta neurobiológica que permite abranger experiências e sintomas que normalmente estão fora do alcance da mente consciente. É considerado, paralelamente, como uma forma de diagnóstico e de intervenção. Este método permite trabalhar com o cérebro profundo e com o corpo, através do acesso directo ao Sistema Nervoso Autónomo e Límbico, apresentando-se como um processo de tratamento que tem resultados psicológicos, emocionais e físicos.

Quais as vantagens do Brainspotting?
Rápida Evolução: observam-se mudanças a partir da primeira sessão de terapia.
Mudança do estado global: devido à sua intervenção focada de consciências trabalha e altera directamente o sintoma apresentado.
Fisiologia: havendo equilíbrio orgânico (cérebro e corpo), a percepção corporal melhora e são optimizados os recursos corporais.
Reconhece a capacidade inata do corpo se auto-monitorizar, o que permite o processamento e a libertação de áreas (sistemas) que se encontram em desequilíbrio, incluindo a possibilidade de reduzir e/ou eliminar a dor física, e a tensão associada a perturbações psíquicas e físicas.
Indicações
Pessoas de todas as idades podem usufruir dos benefícios do Brainspotting tanto para a terapêutica como para a optimização do desempenho.
Além da elevada eficácia nas Perturbações de Ansiedade e de Pânico, pode ser administrado em casos de:
- Fobias
- Perturbação Depressiva
- Perturbação da Ansiedade
- Perturbação Bipolar
- Traumas e Stress Pós-Traumático
- Hiperactividade e deficit de atenção
- Gaguez
- Transtornos de sono (insónia e pesadelos recorrentes)
- Enxaqueca
- Cefaleias Crónicas
- Dor Crónica
Como funciona?
Um brainspot (ponto específico no cérebro) é a posição ocular relacionada com a activação energética e emocional de um tema perturbador. É localizado através da posição ocular, e corresponde a um subsistema fisiológico que armazena a experiência perturbadora em forma de memória.
Quando um brainspot é estimulado, o cérebro profundo assinala (mostra) de forma reflexa ao terapeuta que foi localizado uma área significativa. Gestos ou expressões faciais reflexas são exemplo de poderosos indicadores de brainspot.