Programa de transição para a vida adulta
Todas as fases da vida são um desafio à nossa capacidade de adaptação!
A transição para a vida adulta dos jovens com necessidades educativas é um desafio que preocupa ainda mais os pais e os jovens, dadas as suas necessidades adicionais de suporte.
Este é um programa individualizado, estruturado e desenhado com objectivo de criar oportunidades e promover competências de gestão da vida adulta. Baseia-se em preparar os jovens com necessidades educativas e os seus contextos de vida a assumir as responsabilidades de gestão do seu tempo; das suas rotinas; das suas necessidades básicas; das suas finanças; do seu tempo livre; da sua actividade produtiva; da sua saúde e bem-estar; das suas relações…ou seja que se tornem auto-determinados na gestão da sua vida e da sua realização pessoal.
A particularidade deste programa encontra-se em ser o próprio e, as pessoas que identifica como a sua rede de suporte social, a determinar os objectivos específicos a serem alcançados.
1ª Fase avaliação inicial (3 a 4 sessões)
Inicia-se pela auto-avaliação dos níveis de envolvimento em ocupações, das competências de auto-determinação e das oportunidades de participação e de desenvolvimento da auto-determinação (tomada de decisões, determinação de objectivos pessoais, resolução de problemas e consciência do conhecimento que tem das suas capacidades).
2ª Fase definição dos objectivos pessoais baseados em áreas chave de vida (2 a 3 sessões)
São criadas oportunidades de reflexão e focalizada a intervenção no suporte à definição de objectivos de vida, baseados nas capacidades e na auto-determinação existentes nas principais áreas de vida. Nesta fase é utilizada uma lista de actividades inerentes à assunção de responsabilidades requeridas, futuramente, na idade adulta que permitirá definir o nível em que se iniciará o programa. Existem três níveis possíveis de fase de desenvolvimento baseados no programa do Life Skills Institute, Bloorview Kids Rehab: A começar, Quase lá, No meu Caminho.
3ª Fase definição e realização do plano individual (um número de sessões variáveis de acordo com o perfil do jovem e a ambição do objetivo traçado, até 15 sessões)
Nesta fase é construído um plano com o jovem em que este irá com ou sem suporte determinar o que fazer para atingir o objectivo traçado no sentido de desenvolver as suas competências de gestão dos seus problemas e dos seus desafios pessoais. Podem nesta fase ser introduzidos suportes/apoios materiais ou humanos de forma a ultrapassar as dificuldades de desempenhar determinadas tarefas requeridas para atingir o objectivo.
4ª Fase Determinação do sucesso alcançado e reformulação de novos objectivos de acordo com as aprendizagens realizadas.
De acordo com o perfil de cada jovem, a família e outros agentes de suporte poderão ser chamados a colaborar activamente na implementação do programa de transição para a vida activa.