Nutrição
Ao longo da vida as necessidades nutricionais alteram-se!
O nutricionista é um profissional da área da saúde que trabalha as necessidades nutricionais de indivíduos ou de grupos para a promoção, manutenção e recuperação da saúde.
Estes profissionais aplicam um tratamento alimentar personalizado, adequado às necessidades, patologias, rotinas e gostos individuais.
Através da prática de hábitos alimentares adequados às nossas necessidades individuais é possível prevenir ou ajudar no tratamento de doenças, manter um adequado estado de saúde, ganhar qualidade de vida e longevidade.
“Faça do seu alimento o seu medicamento”
Hipócrates
Saiba como alimentar e se alimentar de forma saudável, desde a infância, passando pela gravidez, até a uma idade avançada.
Aprenda a seleccionar os alimentos que são precisos. Tenha uma alimentação variada, equilibrada e completa, só assim conseguirá ter um adequado estado de saúde e sentir-se bem.
- Diabetes Mellitus tipo 1 e 2
- Níveis sanguíneos alterados de: colesterol, triglicerídeos…
- Tabagismo
- Sedentarismo
- Obesidade
- Maus hábitos alimentares
- Hipercolesterolemia
- HDL (High Density Lipoproteins)
- LDL (Low Density Lipoproteins)
- Hipertensão Arterial
- Stress excessivo
- Distúrbios alimentares
- Intolerâncias e alergias alimentares
- Obesidade
- Má Alimentação
- Excesso de peso
- Falta de exercício físico
Como funcionam as consultas de nutrição?
> A primeira consulta é muito importante para o nutricionista conhecer o paciente: é realizada uma avaliação inicial para avaliar a composição corporal, histórico clínico, histórico familiar e alimentar, por forma a compreender patologias e riscos associados.
> São definidos objetivos realistas no tratamento, que resultarão de acordo entre o Nutricionista e o paciente, sendo este último o mais importante em todo o processo.
> É elaborado um plano alimentar/aconselhamento alimentar e estratégias para o concretizar.
> As mudanças são realizadas gradualmente, ao ritmo do paciente e com o apoio do Nutricionista, de forma a respeitar as preferências alimentares do paciente e motivá-lo para a mudança.
> Ao longo do acompanhamento nutricional, o Nutricionista também irá trabalhar educação nutricional e alimentar, tornando o acompanhamento o mais completo possível e trabalhando para a autonomia do paciente após o término do acompanhamento.