Psicologia

A psicologia pode ser utilizada com vários objectivos, entre os quais

o aumento do auto-conhecimento, optimização da relação com os outros, aumento da motivação, melhoria na gestão das emoções, entre outros.

Pode também ser uma intervenção na doença quando se dedica ao diagnóstico e ao tratamento de problemas de saúde mental. Contudo, não é necessário estarmos perante a doença para recorrermos à psicologia, basta querermos ser felizes, sentir-nos bem connosco próprios e com os outros.

A Terapia trata-se de um processo no qual o indivíduo amplia a consciência que tem de si próprio, aprendendo com os seus sintomas e desenvolvendo-se enquanto pessoa.

Quando as pessoas identificam e compreendem os factores que influenciam a sua história de vida, tais como acontecimentos passados e actuais na história pessoal, as suas características de personalidade, padrões de relacionamento interpessoal, entre outros, a sua forma de pensar e sentir torna-se mais ajustada.

Desta forma, aprendem a lidar melhor com situações difíceis.

Terapia de Casal

A Terapia de Casal trata-se de uma intervenção terapêutica que pretende ajudar os casais a identificar padrões de comportamento que causam sofrimento e a encontrar alternativas para um relacionamento mais saudável e harmonioso.

É desta forma um recurso valioso, que serve para resolver problemas existentes na relação do casal e promove soluções e directrizes eficazes para que o casal encontre novamente o seu sentido e a sua força.

Estimulação Cognitiva

As sessões de Estimulação Cognitiva pretendem preservar ou melhorar o desempenho ou as funções cognitivas das pessoas, como sejam a memória, a atenção, o raciocínio, a capacidade de resolução de problemas, entre outras.

Trata-se de um programa personalizado e ajustado às necessidades e dificuldades cognitivas apresentadas e que podem estar a interferir com o funcionamento e desempenho diário.

É um programa individual onde os objectivos e as actividades são definidos mediante os resultados de uma avaliação psicológica prévia e em colaboração e co-produção com o cliente e as suas especificidades.

Avaliação Psicológica

A avaliação psicológica tem como função essencial o diagnóstico. Este tipo de avaliação é fundamental para determinar se existe patologia, e no caso de existir, qual a gravidade da situação, assegurando, sempre que necessário, um encaminhamento adequado em termos de plano terapêutico (psiquiatria, psicoterapia, neurologia, terapia da fala, etc).

Exemplos de avaliações:
– PHDA – Perturbação de Hiperactividade com Défice de Atenção
– Perturbações da Ansiedade (p.e., Fobias, Perturbação de Pânico)
– Depressão
– Dislexia
– Dificuldades de aprendizagem
– Avaliação cognitiva
– Avaliação da personalidade

Consulta Parental

O serviço de apoio e orientação parental é um serviço de natureza educativa e preventiva, que visa ajudar os pais a viverem a maternidade/ paternidade de uma forma mais tranquila e segura.

Acontece, frequentemente, os pais sentirem-se perdidos e incapazes de definir o tipo de estratégia mais adequada para ajudarem os filhos a resolver problemas, que muitas vezes estão associados a uma determinada etapa do desenvolvimento. Além disto, é urgente que os pais possam desenvolver competências que lhes permitam modificar e adaptar alguns comportamentos quando são confrontados com determinadas circunstâncias.

As sessões de educação parental são consultas programadas de forma personalizada de acordo com as características e necessidades de cada família.

Olá! Deseja marcar consulta?